atividades para trabalhar com crianças

Blog de meucantoencanto :Meu Canto Encanto, atividades para trabalhar com crianças

terial:

Cartões com perguntas (modelo abaixo).

 

Jogo: Baralhlnho do Eu

Instruções:

Cada dupla de alunos recebe um conjunto de baralhos (14 cartas). As cartas são embaralhadas e divididas, ficando cada aluno com a metade. Decide-se, no par ou ímpar, quem vai começar a brincadeira. Os alunos entre si vão retirando as cartas, um do outro, e respondendo corre-tamente às perguntas contidas nelas.

* À medida que respondem às perguntas, vão colocando as cartas na mesa, no centro do grupo.

* O aluno que não souber a pergunta apresentada pelo colega deverá ficar de posse daquela carta.

* Vencedor será o aluno que ficar com menos cartas na mão.

 

 

 

Fale o número do seu sapato.

 

Sugestões de perguntas:

+ Qual é o número de seu sapato?

+ Qual é a data completa de seu nascimento?

 

* Qual é o nome completo do seu pai? 4 Qual é o nome completo de sua mãe? + Qual é o seu prato preferido?

* Fale duas manias que você tem.

* Que animal de estimação você tem?

* Qual é o seu peso?

* Qual é a sua altura?

* Frequenta algum clube? Qual?

* Qual é o nome de sua professora da 1a série?

* Fale o nome de um grande amigo seu.         ,

 

 O que seu primo é de sua mãe?                           

* O que você é de sua mãe?                                  
» Fale seu endereço completo.

 "Tu, Senhor, sabes quando me assento e quando me levanto." (Salmos 139:2)

 Oficina de Miniaturas

Material:

* Sacola de pano ou plástico fosco, para cada grupo.

+ Objetos pequenos, levados pelas crianças: bolinhas, chaveiro, anel, miniatu­ras diversas, apontador, caixinha, etc. f Uma folha de papel ofício ou de computador. Instruções: + Sala dividida em grupos.

* A sacola é passada entre os componentes do grupo, e cada aluno pega um
objeto contido nela.                           '

* Ao sinal do professor, cada um vai explorar o nome do objeto, conforme aos critérios abaixo.

* A cada pergunta respondida corretamente, o grupo faz um ponto.

* Vencedor será o grupo que fizer mais pontos. Critérios:

* Qual é o nome do objeto? Escreva-o.

* Esse nome tem quantas letras?

+ Quantas vogais e quantas consoantes?

* Tem encontros vocálicos? E consonantais?

* É masculino ou feminino?

* Qual é a utilidade desse objeto?

"Buscai em primeiro lugar o Seu Reino e a Sua Justiça e todas as coisas vos serão

acrescentadas." {Mateus 6:33)                                                                          

 

Jogos e Brincadeiras com Fatos

RODA DOS FATOS

Disposição dos alunos em círculo.

Distribuir cartões para todas as crianças com os fatos fundamentais.

Uma criança ficará no centro da roda e perguntará: 7 + 6 é igual a... (Apresentação do cartão relâmpago). A criança que estiver com o resultado responderá, imediatamente, 12 apresentando o cartão com a resposta certa. Caso erre ou demore a responder, a criança deverá pagar prenda.

JOGOS DAS CAIXAS DE FÓSFOROS

Escreva na tampa o fato e dentro da caixa a resposta.

Haverá várias tampas e várias caixas. Duas crianças, de cada vez, terão de fechar as caixas corretamente.

Ganhará o jogador que conseguir fechar maior número de caixas.

CARTÕES E FATOS

Apresentar, em cartaz, cartões com determinados totais:

Entregar, para as crianças, fichas com os f.f. correspondentes ao totais. Ao dizer determinado total, as crianças


deverão vir colocar os fatos logo abaixo deies.

ADIVINHAÇÃO

Uma criança à frente do grupo diz:

- Estou pensando em uma operação, com o total 12.

Oo o

Quem souber levante a mão.

Aquela criança que adivinhar tomará o seu lugar.

DOMINÓ

 

 

 

7+5

 

2 + 1

 

 

 


Material: cartões com fatos e respostas.           °


O

13

 

4 +_8_

 

 

 

Distribuir os cartões entre dois jogadores. Tirar par ou ímpar para ver quem inicia o jogo. Um jogador retira um cartão, coloca-o sobre a mesa e seu adversário deverá colocar o total, como mostra o desenho. Assim o jogo se sucederá, sendo vencedor quem terminar primeiro com seus cartões.

CAIXINHAS DA SORTE

Colocar dentro de uma caixinha enfeitada, vários fatos fundamentais registrados em cartões.

A criança que for chamada, deve tirar um cartão e responder rapidamente o fato fundamental.

PESCARIA:

Desenhar no quadro ou em cartolina, vários peixinhos. Dentro dos peixinhos escrever um fato fundamental. A criança que conseguir responder o fato fundamental, terá pescado o peixinho e ganhará um peixe de papel em miniatura. Este jogo poderá ser f eito também colocando peixes de papelão em tabuleiro de areia.

ESTOU PENSANDO UM FATO

O professor segura cartões com fatos da subtração de modo que a classe não possa vê-los e diz: - Estou pensando em um fato de subtração cujo resto é 5 e o minuendo é 8. Qual é o subtraendo? O primeiro que levantar a mão e der a resposta certa, recebe o cartão. O jogo continuará até que terminem os cartões. O vencedor é o que tiver maior número de cartões

PLANEJAR COLETIVAMENTE O TEXTO

Objetivo                               

Produzir um folheto contando um pouco sobre uma das manifestações culturais brasileiras de herança negra (samba,capoeira, maracatu, frevo, congada, etc.).

Desenvolvimento da oficina   

• Planeje coletivamente o texto, criando um folheto-exemplo para que, depois, cada aluno escreva o seu (ou que o façam em pares ou trios).

• Peça aos alunos que pensem e definam um tema. Deixe claro que os folhetos serão ^distribuídos na porta da escola (no ho|rário de entrada ou saída das aulas) para as pessoas !que levam ou buscam os alunos.

• Ajude seus alunos a seleciohar folhetos, livros, enciclopédias, revistas, folhas impressas de sites da internet e deixe-os nos materiais da oficina de textos, para que eles tenham textos para realizar a pesquisa sobre b assunto escolhido.

• Faça a revisão do texto final para evitar que o folheto saia com erros.

• Combine com seus alunos a data ë[o horário para a entrega dos folhetos.

Eu me Identifico

 

 

 


DINÂMICA DE GRUPO

 

Material:

4 Fichas com perguntas.

* Folhas de papel ofício, lápis, borracha.

Instruções:

4 Classe dividida em grupos de quatro alunos. 4 As fichas são colocadas no centro de cada grupo, viradas para cima. 4 O grupo deverá ler, silenciosamente, as fichas e cada aluno anotará, em sua folha, as características do seu modo de ser.

4 Depois, cada grupo irá expor ao professor os aspectos em comum dos com­ponentes.

4 O professor os anotará no quadro-de-giz e fará um comentário com a classe dos pontos mais votados e os que precisam ser mudados.


 

 

Sugestões para as fichas:

4 O que gosto de ler, para me informar?

4 Sou sempre zeloso com meus materiais?

4 Respeito meus colegas?

4 Tomo banho, sem ser mandado?

4 Nunca chego atrasado à escola?

4 Em que ajudo meus pais em casa?

4 Onde vou passear aos domingos?

4 Sou caprichoso nos meus deveres?

4 Como me relaciono com meus irmãos?

4 Divido meus brinquedos com meus irmãos?

4 Como conservo meu quarto?


"Tu me cercas por trás e por diante e sobre mim pões a mão." (Salmos 139:5)

 

 

 


 

 

 

Sacolinha de Respostas é um material de uso individual, que permite ao aluno registrar as respostas de cálculos orais, fatos fundamentais ou outras situações apresentadas pelo professor.

Ela é de tecido ou papel crepom, contendo fichas de zero a nove, com numerais grandes. Essas fichas ao serem colocadas sobre a carteira, possibilitam ao professor, num rápido olhar, verificar os acertos e os erros da classe.

O material pode ser feito pêlos próprios alunos, na aula de Educação Artístitica.

O professor poderá usá-la também com letras do alfabeto, sinais matemáticos,

 palavras, figuras geométricas, xerox de notas e moedas.

 

sugestões de Atividades:

Muma caixa havia uma dúzia de carrinhos em miniatura. Foram retirados 5 para

na pista de corrida. Quantos restaram na caixa?

Os  alunos deverão colocar na carteira a ficha com o.numeral 7, virado para cima.

Ganhei um estojo com duas dúzias de lápis. Quantos lápis vieram no estojo?

3 eu retirar 6 bombons de um pote contendo uma dezena, quantos ficarão no pote?

Professor:

Antes de trabalhar com a Sacolinha de Respostas, estipule com os alunos as fichas-respostas que serão trabalhadas: numerais até o 15, notas ou moedas, sinais matemáticos, etc.

 

 

 

 

 

 

 

 

  • Depois, as duplas deverão fazer um rascunho do texto e mostrar a outro grupo para

que ele dê sugestões.                          

atividades

quarta 26 janeiro 2011 19:59



Nenhum comentário atividades para trabalhar com crianças



Seu comentário :

(Opcional)

(Opcional)

error

Importante: comentários racistas, insultas, etc. são proibidos nesse site.Caso um usuário preste queixa, usaremos o seu endereço IP (54.161.133.166) para se identificar     



Abrir a barra
Fechar a barra

Precisa estar conectado para enviar uma mensagem para meucantoencanto

Precisa estar conectado para adicionar meucantoencanto para os seus amigos

 
Criar um blog